29 de agosto de 2016

Fitas cassete e a computação

Muito interessante este video sobre como funcionava a leitura e gravação de dados em fitas cassete e sua interpretação pelos computadores da época. É possível assisti-lo com legendas em português.


Nos anos 80, estes dispositivos eram uma alternativa mais barata que os caríssimos drives de disquete para os microcomputadores de 8 bits que começavam a modestamente se instalar nos lares dos nerds pioneiros. Era muito comum encontrá-los lado a lado com os mais vendidos por estas bandas como o TK-90X, TK-95, Expert e Hotbit.

Quem viveu esta época e possuía um micro, certamente pode contar algumas histórias de terror sobre loading errors. Eu mesmo passei por mais vezes do que gostaria, o drama de aguardar a lenta leitura da fita de algum jogo do TK-95 ou Expert só para visualizar nos finalmentes uma mensagem de erro e ter que recomeçar o carregamento.

Apesar da lentidão que era o processo de carregar um programa por fita, me lembro com muito carinho da infinidade de jogos que conheci quando criança e do dia em que descobri por experimentação como replicar as fitas dos meus amigos com um gravador de computador e meu walkman trabalhando em conjunto. :P

0 comentários:

Postar um comentário